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A parábola das dez virgens e a necessidade de vigilância - Lição 2 – 14 de Abril de 2013

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LIÇÃO 2 – 14 de Abril de 2013

A parábola das dez virgens e a necessidade de vigilância

TEXTO AUREO

"As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo”. Mt 25.3

VERDADE APLICADA

Sem a vigilância e a santificação os cristãos se tornam vulneráveis e despreparados para se encontrar com Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Explicar que para a caminhada cristã precisa-se de mais azeite do que pensam os, pois a jornada é longa e a espera poderá ser demorada;
Orientar que a reposição de azeite deve ser continuada e a prudência exige levar azeite de reserva:
Conscientizar de que ninguém poderá adquirir azeite depois que a trombeta soar anunciando a chegada do Noivo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Mt 25.2 - E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.
Mt 25.3 - As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mt 25.4 - Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
Mt 25.8 - E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mt 25.9 - Mas as prudentes responderam , dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.
Mt 25.10 - E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

Naquele tempo, o casamen­to era realizado em duas etapas. Primeiro, o noivo e seus amigos iriam até à casa da noiva buscá-la. Em seguida, noiva e noivo volta­vam para a casa do noivo onde era realizada a festa de casamento. O texto aqui sugere que o noivo já havia buscado sua esposa e estava voltando para sua casa. No entanto, não devemos forçar a imagem da Igreja como noiva prematuramente, pois a maior parte desse conceito só foi revelada duran­te o ministério de Paulo (Ef 5:22ss).
A Igreja sabe, há dois mil anos, que Je­sus voltará, mesmo assim, muitos cristãos continuam letárgicos e sonolentos. Não es­tão mais empolgados com a vinda iminen­te do Senhor. Como resultado, dão pouco testemunho eficaz de que o Senhor está voltando.
O óleo usado para combustível lembra o óleo especial usado nos cultos do taber­náculo (Êx 27:20, 21). O óleo costuma sim­bolizar o Espírito de Deus, mas, a meu ver, esse óleo em particular também parece sim­bolizar a Palavra de Deus. A Igreja deveria estar "preservando a Palavra da vida" neste mundo cruel e tenebroso (Fp 2:12-16). Cabe a nós manter a palavra da perseverança (Ap 3:10) e continuar testemunhando sobre a volta de Jesus Cristo.
Quando o noivo e a noiva apareceram, metade das damas de honra não pôde acen­der suas lâmpadas, porque não tinha óleo. "Nossas lâmpadas estão se apagando!" dis­seram. Mas as damas de honra que tinham óleo conseguiram acender suas lâmpadas e mantê-las resplandecentes. Foram elas que entraram na festa de casamento, não as in­sensatas que ficaram sem óleo. Essa imagem parece indicar que nem todos os cristãos professos entrarão no céu, pois alguns não creram de todo coração no Senhor Jesus Cristo. Sem o Espírito de Deus e sem a Pala­vra de Deus, não há salvação verdadeira.
Jesus termina essa parábola com uma advertência que havia dado anteriormente: "Vigiai" (Mt 24:42; 25:13). Isso não signifi­ca ficar em pé no alto de uma montanha olhando para o céu (At 1:9-11), mas sim estar desperto e atento (Mt 26:38-41).

Introdução
A parábola das dez virgens é a continuação de uma série de mensagens escatológicas sobre a expectativa do retorno de Cristo a esse mundo. Também aponta para a necessidade de estarem prontos os cristãos para esse dia, pois na hora da vinda de Cristo, serão revelados quais crentes estarão preparados para o encontro com o Senhor nos ares. Por isso, todos os cristãos devem constantemente examinar sua vida de peregrinação, tendo em vista que o dia e a hora do retorno triunfal de Cristo ninguém sabe, senão o Pai celestial.

1. A vigilância dos cristãos
A parábola não é dirigida a quem nunca se preparou, mas àqueles que não se prepararam o suficiente. Não foram vigilantes nas disciplinas espirituais. Deixaram acabar o azeite na jornada rumo ao Noivo. A responsabilidade é individual, não há divisão de azeite, não se empresta e não se vende. O azeite é intransferível (Mt 25.9). Enquanto o noivo estava indo para a casa da noiva, a fim de trazê-la para a sua casa; as moças ficavam esperando à porta da casa do pai dele, onde seria realizada a festa do casamento. Mas o azeite acabou. Deixaram de vigiar a quantidade de azeite em suas lamparinas e ficaram de fora da festa.

1.1. Vigilância e a santidade
A vigilância é um dos sustentáculos na vida cristã (Mt 25.13; 26.41; lPe5.8). Pois ela aponta para uma vida de santificação. A santificação é tão fundamental na vida cristã, que sem ela ninguém jamais verá o Senhor (Hb 12.14). Ser santo implica em ser distinto, separado, para um relacionamento com Deus. Por isso, pecamos se procedemos de modo contrário à santidade que devemos manter, quando utilizamos a mente, o corpo ou as posses de maneira diferente a vontade de nosso Senhor. No entanto, é preciso aprender que se o crente depender apenas de seus esforços para santificar-se, fatalmente falhará (Rm 8.2,3; 7.14,22,23). Deve se lembrar de que a lei do instinto domina, mesmo depois de ficar convencido do erro. Por isso, é determinante a assistência do Espírito (Ef 5.18).

»Vigiai, pois...». A parábola inteira tem esse ponto como lição central. O preparo e a vigilância, fazem parte necessária do fato de alguém ser verdadeiro discípulo. Falta-nos o conhecimento exato acerca do tempo da «parousia» ou segunda vinda de Cristo, e por isso mesmo se faz necessária uma preparação contínua. A base de tal prontidão consiste do recebimento das graças do Espírito, porquanto isso cria em nós uma verdadeira inquirição espiritual, uma intensa expressão de espiritualidade. Essa mesma prontidão é útil para enfrentarmos galhardamente a morte, pois de certa maneira é através da morte que o crente vai ter com Cristo; e essa prontidão também é útil para as nações e as comunidades religiosas, em sua espera pela chegada do rei. Ora, a nação de Israel não demonstrou tais qualidades, pelo que não reconheceu o Messias e teve de ficar do lado de fora do salão do banquete.
ESSA ordem para que vigiemos, isto é, para que nos mantenhamos despertos, é inserida aqui pelo autor deste evangelho a fim de ligar a parábola com o vs. 42 do capitulo, anterior, que expressa uma conclusão similar da ideia da «parousia», que ocorrerá logo em seguida à tribulação. É verdade que todas as dez virgens sucumbiram ao sono e isso parece mostrar a falta de vigilância da parte de todas; no entanto, a vigilância de espírito foi a característica das cinco virgens prudentes; por isso, quando se fez ouvir o grito, elas estavam de fato «preparadas» para participar do cortejo nupcial. Talvez alguns tenham dado importância demasiada ao fato de que todas as virgens dormiram, posto que a parábola apresenta as prudentes como «preparadas».
Também aprendemos, por esta parábola, que a ignorância acerca do tempo da segunda vinda de Cristo, não é desculpa ou justificação aceitável para a negligência, mas é razão ainda maior para que haja vigilância. Adam Clarke(in loc.) diz: «...infelizmente! Quão poucos daqueles que se chamam cristãos realmente vigiam! A maioria dormita! Quantos estão toscanejando! Quantos estão presos à letargia! Quantos estão praticamente mortos!»
Essa parábola, naturalmente, fala da «parousia», embora alguns estudiosos acreditem que, em sua forma original, não tinha essa intenção. Mas, é perfeitamente claro que o uso da parábola em Mateus faz referência definida à segunda vinda de Cristo, e que para isso precisamos estar prontos e vigilantes.


1.2. O azeite representa a presença do Espírito Santo
O azeite, nessa parábola, representa a presença constante do Espírito Santo na vida do cristão. Ele garante uma vida de iluminação permanente. Ele representa o passaporte para a entrada das virgens no casamento. O Espírito Santo é o agente da santificação, pois há no cristão, duas naturezas: a carnal, que continua mantendo seus interesses, e a que é promovida pelo Espírito. Mesmo após a conversão, trava-se uma feroz batalha no coração do crente, entre a carne e o Espírito (G1 5.17 PARTE 1). Por isso, quando cedemos às tentações, realizamos as obras da carne, mas, se permanecemos iluminados pelo Espírito, somos aperfeiçoados no temor do Senhor (2Co 7.1 PARTE 2).

PARTE 1
G1 5.17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
A velha natureza é como o porco e o corvo, sempre procurando algo imundo para se alimentar. Nossa nova natureza é como a ovelha e a pomba, ansiando por aquilo que é limpo e santo. Não é de se admirar que ocorra tamanho conflito dentro da vida do cristão! A pessoa não salva não experimenta essa batalha, pois não tem o Espírito Santo (Rm 8:9).
Convém observar que o cristão não é capaz de vencer a carne simplesmente pela força de vontade: "porque são opostos en­tre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer" (Gl 5:17). É justamente desse problema que Paulo trata em Roma­nos: "Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Por­que não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" (Rm 7:15, 19). Paulo não nega que há vitória. Simplesmen­te ressalta que não se pode alcançá-la com as próprias forças e pela própria vontade.

PARTE 2
2Co 7.1 Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus.
Nossa purificação é apenas metade da responsabilidade; também devemos “(aperfeiçoar) a nossa santidade no temor de Deus" (2 Co 7:1). Trata-se de um processo constante, à medida que cresce­mos na graça e no conhecimento (2 Pe 3:18). É importante ser equilibrados. Os fariseus eram zelosos quanto à purificação, mas não se dedicavam a aperfeiçoar sua santidade. Mas é tolice tentarmos aperfeiçoar a santi­dade, se ainda há pecados manifestos em nossa vida.
Paulo pediu apreciação e separação e, agora, faz um último apelo em sua tentativa de recuperar o amor e a devoção dos cris­tãos de Corinto.

1.3. Vigilância, mas com muito azeite
Paulo disse: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Para ser cheio do Espírito, é necessário purificação de todas as coisas que entristece ou apaga o Espírito (Ef 4.30). Quem alimenta o próprio ego, certamente ficará vazio de Deus. Deus resiste ao soberbo (lPe 5.5). A comunhão com o mundo e a participação do crente nos prazeres efêmeros impede a atuação do Espírito Santo (2Co 6.14-7.1). E preciso prudência na maneira de andar (Ef 5.15). O incoerente, pelo prazer de alguns minutos, perde tudo que vale a pena possuir, mas o sábio procura se sacrificar por valores eternos.
Precisamos estar preparados não  para o arrebatamento, mas para a chamada individual ao descanso eterno. A morte chega quando menos se esperar (Mt 25.13). Muitos querem viver aqui eternamente ou escolhem quanto tempo querem viver de acordo com os desejos de seus corações, mas se esquecem de que Deus é soberano sobre nós, Ele está no comando das nossas vidas. Observe um detalhe: ninguém ficará aqui para semente. Portanto, preparemos o suficiente, renunciemos a ganância por bens materiais, prazeres mundanos e vaidade excessiva (Lc 12.15,20,21; 14.33).

2. As aparências podem enganar
A vida de aparências é uma vida vazia. Em todos os aspectos, não faz sentido representar uma pessoa que não existe. As moças da parábola eram parecidas, mas diferentes em seu caráter. Um grupo delas tinha a prudência a seu favor, enquanto que as outras eram insensatas. A vida cristã é impactante pela sua autenticidade, e não pela hipocrisia. Dissimular os verdadeiros sentimentos, camuflar o caráter só causará escândalos contra o evangelho. E determinará o futuro condenatório para o hipócrita (Lc 11.44).

2.1. Todas as moças eram virgens
Virgem como sinal de pureza, ou seja, a Igreja de Cristo, sem mancha e sem mácula (Ef 5.27). Paulo diz: “Porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” (2Co 11.2). Dentro das igrejas, todos parecem virgens, mas alguns vivem em namoro com as coisas mundanas, amando o mundo, o presente século com os seus prazeres, participando da igreja e do mundo como se fosse normal (l Jo 2.15-17). Que comunhão têm os dois? (2Co 6.14).

Ef 5.27 O casamento é uma experiência de crescimento constan­te quando Cristo é o Senhor do lar. O amor sempre cresce e enriquece, enquanto o egoís­mo faz justamente o contrário.
A Igreja de hoje não é perfeita; tem má­culas e rugas. As máculas são causadas pela contaminação exterior, enquanto as rugas vêm da deterioração interior. Uma vez que a Igreja é contaminada pelo mundo, precisa ser sempre purificada, e o agente dessa pu­rificação é a Palavra de Deus. "E a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo" (Tg 1:27). Estritamente falando, não deve haver rugas na Igreja, pois elas são evidência de envelhecimento e de deterioração interior. À medida que a Igreja é nutrida pela Pala­vra, essas rugas devem desaparecer. Como uma linda noiva, a Igreja deve ser pura e jovem, o que é possível por meio do Espírito de Deus aplicando a Palavra de Deus. Um dia, quando Cristo voltar, a igreja será apre­sentada no céu como uma noiva imaculada (Jd 24).

2Co 11.2 O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura.
Semelhantemente, um pai (ou mãe) zela pelos filhos procura protegê-los de qualquer coisa que possa lhes fazer mal.
Vemos aqui a imagem de um pai amoro­so, cuja filha está noiva e prestes a se casar. Sente que é seu privilégio e dever mantê-la pura, a fim de poder apresentá-la a seu mari­do com alegria, não com pesar. Paulo vê a igreja local como essa noiva, prestes a se casar com Jesus Cristo (ver Ef 5:22ss e Rm 7:4). Esse casamento só ocorrerá quando Cristo voltar para buscar sua noiva (Ap 19:1-9). Enquanto isso, a igreja - e isso significa os cristãos como indivíduos - deve manter-se pura e se preparar para o encontro com seu Amado.

l Jo 2.15-17 Não se Deve Amar o Mundo
As coisas do mundo podem desejar-se e possuir-se para os usos e propósitos que Deus concebeu, e devemos usá-las por sua graça e para sua Glória; mas os crentes não devem buscá-las nem valorizá-las para propósitos em que o pecado abusa delas. O mundo afasta de Deus o coração e quanto mais prevaleça o amor pelo mundo, mais decai o amor a Deus. As coisas do mundo se classificam conforme com as três inclinações reinantes da natureza depravada:
1) A concupiscência da carne, do corpo: os maus desejos do coração, o apetite de dar-se o gosto com todas as coisas que excitam e inflamam os prazeres sensuais.
2) A concupiscência dos olhos: os olhos deleitam-se com as riquezas e as possessões ricas; esta é a concupiscência da cobiça.
3) A soberba da vida: o homem vão anseia a grandeza e a pompa de uma vida de vanglória, o qual compreende uma sede de honras e aplausos. As coisas do mundo esvaecem rapidamente e morrem; o mesmo desejo desfalecerá e cessará daqui a pouco, mas o santo afeto não é como a luxúria passageira. O amor de Deus nunca desfalecerá.
Muitos vãos esforços foram feitos para esquivar a força desta passagem com limitações, distinções e exceções. Muitos têm tratado de mostrar quão longe podemos ir estando orientados carnalmente e amando o mundo; mas não resulta fácil errar a respeito do significado evidente destes versículos. A menos que esta vitória sobre o mundo comece no coração, o homem não tem raízes em si mesmo e cairá ou, no melhor dos casos, será um professante estéril. De todos modos, estas vaidades são tão sedutoras para a corrupção de nossos corações que, sem vigiar e orar sem cessar, não podemos escapar do mundo nem conseguir a vitória sobre seu deus e príncipe.

2.2. Todas as moças tinham lâmpadas
Possuir dons espirituais, talentos, ministérios não qualifica as pessoas para o encontro com o Noivo. Tudo isso é para servir à igreja enquanto estivermos aqui na terra. Não adianta ter a lâmpada que simboliza a Palavra e não ser praticante e, sim, ouvinte esquecido (Tg 1.22-27). Não podemos ser trapos embrulhados em papel de presente nem uma bela lâmpada faltando azeite.

Se ouvíssemos um sermão a cada dia da semana e um anjo do céu for o pregador, não nos conduziria nunca para o céu se nos apoiarmos somente no ouvir. Os que são somente ouvidores enganam-se a si mesmos; e o engano de si mesmo será achado, afinal, como o pior engano. Se nos elogiarmos a nós mesmos é nossa própria falta. A verdade não lisonjeia a ninguém, tal como está em Jesus, a palavra da verdade deve ser cuidadosamente ouvida, com atenção, e exporá diante de nós a corrupção de nossa natureza, as desordens de nossos corações e de nossa vida; nos dirá claramente o que somos. Nossos pecados são as manchas que a lei deixa ao descoberto; o sangue de Cristo é o lavamento que ensina o evangelho, mas ouvimos em vão a Palavra de Deus e em vão olhamos para o espelho do Evangelho se vamos embora e esquecemos nossas manchas em lugar de tirá-las lavando-as, e esquecemos nosso remédio em vez de recorrer a ele. isso acontece com os que não escutam a palavra como deveriam. Ao ouvir a palavra, olhamos dentro dela em procura de conselho e guia, e quando a estudamos, torna-se nossa vida espiritual. Os que se mantêm na lei e na palavra de Deus são e serão abençoados em todos seus caminhos. Sua recompensa de graça no além estará relacionada com sua paz e consolo presentes.
Cada parte da revelação divina tem seu uso, levando o pecador a Cristo para salvação, e guindo-o e exortando-o a andar em liberdade pelo Espírito de adoção, conforme aos santos mandamentos de Deus. Note-se a distinção: o homem não é abençoado por suas obras, senão em sua obra. Não é falar senão andar o que nos levará ao céu. Cristo se tornará mais precioso para a alma do crente que, por Sua graça, se tornará mais idônea para a herança dos santos em luz.
Quando os homens se esforçam por parecer mais religiosos do que realmente são, é um sinal de que sua religião é vã. Não refrear a língua, a prontidão para falar das faltas do próximo, ou para diminuir sua sabedoria e piedade, são sinais de religião vã. O homem que tem uma língua caluniadora não pode ter um coração verdadeiramente humilde e bondoso.
As religiões falsas podem conhecer-se por suas impurezas e falta de caridade. A religião verdadeira nos ensina a realizar cada coisa como estando na presença de Deus. uma vida imaculada deve ir unida ao amor e a caridade não fingidas. Nossa religião verdadeira é igual a medida em que estas coisas ganhem lugar em nosso coração e conduta. Lembremo-nos que nada presta em Cristo Jesus salvo a fé que opera pelo amor, que purifica o coração, que submete as luxúrias carnais e que obedece aos mandamentos de Deus.

2.3. Todas as moças estavam esperando o noivo
A grande diferença entre elas era internamente, azeite dentro da vasilha. Não basta esperar o noivo sem se preparar, escondendo a real situação diante de Deus e não se preocupando com a própria vida interior. Muitos esperam o Noivo, mas as coisas temporais, efêmeras e passageiras ainda os fascinam. Carregar a Bíblia, ir à igreja, entregar os dízimos, cumprimentar com saudação cristã, estar em cima do púlpito e até pastorear igreja não garante sucesso na chegada do Noivo (Mt 7.21-23). O importante é conservar a vida no altar e ter intimidade e comunhão com o Senhor.
Esconder a verdadeira identidade confunde muita gente, mas não a Deus. As aparências enganam, pode ter tudo parecido, mas se não tiver o azeite não adianta. O azeite simboliza o Espírito Santo; não o deixe faltar na sua vida (Ef 4.30). A salvação é individual. Portanto, não confie no azeite dos outros, pois pais não levarão filhos; filhos não levarão pais; ovelhas não levarão pastores; pastores não levarão ovelhas; nem ninguém levará os amigos (Jo 14.6; At 4.12; Rm 14.12).

3. A vida pessoal e o trabalho executado
A preocupação não está no trabalho desenvolvido, pois muitos servem incansavelmente, fazem muitas obras, dedicam-se de corpo e alma, mas a vida pessoal não condiz com aquilo que fazem. O trabalho eclesiástico não substitui a preparação da vida de integridade diante de Deus.

3.1. Esta parábola diz de arrebatamento e não de galardão
As obras só servem para quem já estiver salvo, só quem for salvo chegará ao Tribunal de Cristo para receber a recompensa (2Co 5.10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.). A chamada é para o arrebatamento, para receber o passaporte para a festa de casamento. A passagem para as bodas precisa estar carimbada com o azeite da preparação. O convite está formulado só não sabemos o dia nem a hora (Mt 24.36).

Aqui a ênfa­se é sobre o fato de que o povo não sabia o dia em que viria o julgamento. Noé e sua família na arca ilustram o milagre de Deus em preservar Israel durante esse tempo terrível de tribulação (Enoque representa o arrebatamento antes da tribulação - Gn 5:21-24; Hb 11:5; 1 Ts 1:10; 5:1-10).
O que impediu as pessoas de ouvir a mensagem de Noé e obedecer? Os interes­ses comuns da vida: comer, beber, casar e dar-se em casamento. Ao viver em função das coisas boas da vida, perderam o melhor. É perigoso tornar-se tão absortos com as coisas da vida a ponto de esquecer que Je­sus está voltando.

3.2. Esta parábola diz quando a punição será feita
A revelação de quem é quem só será feita quando se ouvir: “Aí vem o esposo” (Mt 25.6). O grande problema é que, após a chamada, não haverá tempo para se preparar. Mas Ele respondeu em verdade vos digo que não vos conheço (Mt 25.12). Servir a Deus tanto tempo e ter a porta fechada em sua frente será grande surpresa e decepção. Muitos dirão naquele dia: “Fiz isto no teu Nome. Senhor”, e receberão a resposta: “Nunca vos conheci" (Mt 7.21-23). Mas o que perseverar fiel até o fim será salvo (Mt 10.22; 24.13).

3.3. Esta parábola diz que ainda há tempo de adquirir azeite
Hoje é dia oportuno, a chamada está feita, a porta ainda está aberta, o vendedor é o Senhor Jesus, Ele ainda oferece: “Vinde e comprai-o sem dinheiro e sem preço” (Is 55.1). Depois que a porta da graça se fechar, não adiantará bater, chorar ou espernear, esta é a única porta que não se abrirá mais. Portanto vigiai, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir (Mt 25.13).
Não compensa aceitar os “pratos oferecidos pelo mundo. Não podemos deixar prevalecer a vontade da carne, precisamos mortificá-la. Esperar sem desvanecer é necessário, mesmo que alguns tenham a volta de Cristo por tardia, mas o Senhor não tarda, Ele virá na hora certa (2Pe 3.9). Evitar as iguarias como Daniel propôs em seu coração é o papel do crente que espera ansiosamente a vinda do seu Senhor (Dn 1.8). Não adianta ser crente só de aparência ou de conveniência, há necessidade de buscar a santificação, lavar as vestes no sangue do Cordeiro para eliminar o pecado e não deixar faltar o óleo sobre a cabeça que é o símbolo do Espírito presente em cada momento da vida cristã (Ec 9.8).

Conclusão
“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que vindo de improviso, não vos ache dormindo. E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai!” (Mc 13.35-37). “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mt 24.27).

QUESTIONÁRIO

PARTE 1
1. O que as insensatas esqueceram?
R. De levar azeite suficiente para esperar o noivo.

PARTE 2

PARTE 3
2. Qual o perigo de não se preparar o suficiente?
R: A porta das bodas se fechar na nossa frente.
3. Cite três semelhanças das virgens entre si.
R: Todas eram virgens, todas tinham lâmpadas, todas estavam esperando o noivo.
4. Qual é a ênfase da parábola?
R: A vida de integridade diante de Deus.
5. Qual o prêmio dado às virgens prudentes?
R: O passaporte para a festa de casamento.

REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 2º Trimestre de 2013, ano 23 nº 87 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor - Pontos salientes da nossa fé, doutrinas essenciais para a prática de uma vida cristã sadia e equilibrada.
Comentário Bíblico Expositivo – Warrem W. Wiersbe
O Novo Testamento Interpretado Versículo Por Versículo - Russell Norman Champlin
Comentário Esperança - Novo Testamento 
Comentário Bíblico Matthew Henry - Novo Testamento
Comentário Bíblico - F. B. Meyer
Bíblia – THOMPSON (Digital)
Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP (Digital)
Dicionário Teológico – Edição revista e ampliada e um Suplemento Biográfico dos Grandes Teólogos e Pensadores – CPAD - Claudionor Corrêa de Andrade

8 comentários:

  1. muito boa gostei Deus abençoe sua vida amado

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  2. Que liçào abençoada eu recebi muita sabedoria de Deus aqui glória aleluia. que Jesus possa te usar cada vez mais na face da terra passarei para os alunos essas benças glória Deus aleluia .Deus te abençoe varào. ora por mim irmâo kelvin ..............

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  3. Parabéns pela dedicação, seus comentários contribui muito e nos ajuda melhorar as nossas aulas que DEUS continue abençoando a sua vida e o seu ministério.

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  4. irmao assembleiano de madureira14 de abril de 2013 08:19

    eu tenho o dom de dicernimento espiritual e um pouco de conhecimento teologico e pratico... e oque vejo e que nas liçoes da escola dominical com algumas exeçoes,se prega verdadeiramente a palavra; porem nos pupitos e nos bastidores e eu tive o privilegio de conhecer e conviver com alguns pr e obreiros e crentes do circulo de oraçao e/ou de oracoes e,vejo nitidamente que nao tem a palavra em si mesmos/ou o entedimento da mesma;a boca fala do que coraçao esta cheio,eu vou ser mais objetivo,nao tem o fruto do Espirito. ex: temos o costume de profetisar nos pupitos. porem na biblia para tal,ou se tem o dom de profecia ou e profeta.noa se pode brincar com a palavra e pior ainda dizer que Deus falou sem que Ele tenha falado pv 30,5. entre outras passagens. jesus sujeitou todas as coisas e tronos e poderes ierarquicos das trevas e ceus debaixo de seus pes, por ordem do Eterno. entao porque alguns se esquecem de hb principalmente do cp 7 e dizem que dizimo e que vai fazer Deus expulsar demonios da minha vida,jesus disse que tem certas castas de demonios q sao mais dificil de se expulsar porem ,com jejum e oraçoes todas tem q se render a autoridade da igreja de cristo.pregar a passagem do jovem rico e facil dificil e dizer que isso e uma farsa,se arrepender vender tudo o que tem e dar aos pobres e depois sim poder seguir o mestre.mais pra isso e preciso crer que vale a pena negar a si-mesmo .a disculpa de todos os q conheci e como se manterar os templos a resposta e obvia pregando 2 co:9 e claro se vc crer que jesus pode nos abençoar por fazer-mos a vontade Dele.[falar a verdade,viver a verdade e morrer pela verdade;para por fim se salvo na verdade;disse jesus:Eu sou o caminho a verdade e a vida! tu podes crer nisso??? eu os amo por favor voltemos ao evangelio q jesus,e os apostolos pregaram. lebremo-nos Deus nao se deixa escarnecer,conecereis a verdade e a verdade vos libertara.a paz do Senhor.

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  5. Muito obrigado, por você colocar suas palavras com muita clareza porque nem todas as nossas alunas tem bacharel em teologia, elas precisam entender e muitas vezes, tem assunto que fica muito difícil, mais agradeço a Deus que tem usado homens como o senhor. Parabéns que Deus continue te abençoando! Eu adorei.

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  6. Parabéns pelo excelente trabalho! Finalmente, os professores da EBD possuem um auxílio à altura dos assuntos propostos.

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  7. paz de cristo a todos.Teologicamente falando creio que na passagem das 10 virgens não se trata de vigilancia,pq as 10 dormem.talvez seria o caso de prudencia.Fique na paz

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  8. Melhor estudo que já li sobre este tema. E, olha que já procurei muito, pois minha intenção era me aprofundar sobre este assunto.
    Que Deus o abençoe!
    Shalom

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