Pessoas que gostam deste blog

Lição 09 - A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos

Lição 09 – 26 de Novembro de 2017 – Editora BETEL

A fé que nos une a Deus e nos torna produtivos

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
Hino 126


Hino 331


Hino 594


VÍDEO 1


VÍDEO 2


VÍDEO 3


VÍDEO 4


Deus e a fé
O capítulo 11 da epístola aos Hebreus começa com esta definição: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” A tentação nos assalta no sentido de que rejeitemos as coisas invisíveis do futuro em troca das coisas visíveis do presente século. Mas, em vez disso, nossa fé deve tornar-se o firme fundamento pelo qual vivamos e saibamos que tudo estará bem no futuro. Era esta a fé, pela qual os antigos alcançaram salvação e permaneceram firmes nas promessas de Deus.
A chave deste capítulo é a expressão “pela fé”. Esta expressão é usada vinte e quatro vezes, do começo ao fim do capítulo, reafirmando repetidas vezes que a salvação sempre tem sido “pela fé”. Mesmo Abel, não foi salvo pelo sacrifício que ofereceu, mas pela sua fé em Deus. Deste modo, Enoque agradou a Deus e Noé foi herdeiro da justiça.
Os homens de Deus mencionados nesta passagem fixaram suas mentes naquilo que Deus lhes havia prometido para o futuro e não no que eles haviam abandonado no passado, para servirem a Deus. O versículo 15 do capítulo 11 diz: “E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar”. Eles fixaram as suas mentes na fidelidade de Deus para que os guiasse, abandonando casas para viverem em cabanas, como estrangeiros, até que Deus providenciasse a sua morada final como lhes havia prometido.
Não poucos cristãos ficam a indagar quanto ao meio de salvação dos antigos, antes que Cristo se manifestasse e oferecesse o seu sacrifício. Há até alguns que pensam que os santos do Antigo Testamento foram salvos mediante os sacrifícios que ofereceram. Porém, a Bíblia diz claramente que nenhum sacrifício de animal pode remover os pecados (Hb 10.4).
O ato de obediência em oferecer sacrifícios era uma evidência de salvação, mas em si mesmo tal ato não possuía poder salvador. Hoje, do mesmo modo, o cristão evidencia a sua salvação por sua vida de obediência aos mandamentos divinos, sabendo, contudo, que não é pelas boas obras que somos salvos, mas mediante a fé em Cristo (Tt 3.5).
A Epístola aos Hebreus explica que tantos quantos creram em Deus nos tempos do Antigo Testamento, obtiveram o seu testemunho de fé. Certamente a maior parte deles não tinha conhecimento das circunstâncias exatas em que se dariam a encarnação, morte e ressurreição de Cristo; mas, depositava fé na Palavra de Deus, de acordo com o conhecimento que havia recebido. Esta foi a fé por meio da qual foram salvos. Fé no que Deus prometeu. No entanto, note que a base para o perdão dos pecados foi a morte de Cristo. Nesse ato estava o cumprimento da revelação de Deus referente à salvação e a forma divina de honrar a fé dos santos de todos os tempos.
Firmados na fé, aqueles homens de Deus sofreram duras provações, como zombarias e açoites e até cadeias e prisões; foram apedrejados, serrados, e tantos outros sofrimentos. Todavia, mantiveram a fé fortalecida em Deus, a quem amavam e seguiam. E, não apenas aqueles servos do passado, porém, em nossos dias, os heróis da fé são todos aqueles cuja vida, mesmo em meio a tristezas, angústias e perseguições e outras provas difíceis, têm, contudo, seus olhos fixos no Senhor, de quem lhes vêm a graça e o poder para perseverar e vencer. Todos estes são filhos amados de Deus.
A fé é condição e ferramenta. Condição, porque sem a fé, não podemos adentrar no mundo espiritual, invisível aos olhos do homem carnal. Quando nos convertemos somos cegos qual Saulo, após seu encontro com Jesus no caminho de Damasco. Com o decorrer do tempo, apenas acreditando naquilo que não vemos, começamos a notar que as escamas espirituais de nossos olhos caem gradativamente. Cada vez mais enxergamos de forma ampla um universo até então desconhecido. Somente pela fé.
Munidos desse novo conhecimento podemos nos posicionar perante todas as manifestações espirituais, rechaçando os ataques do inimigo e se postando de forma conveniente e obediente perante as bênçãos que Deus nos envia. A fé então, além de condição passa a ser ferramenta. Acreditando na relação íntima que desenvolvemos com o Senhor entendemos quais as orientações por Ele passadas, obedecendo incontinenti às suas ordens, desviando-nos do mal e seguindo pelo reto caminho que nos garante a salvação.
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” (Hb 11.6).
Essa passagem emblemática resume todo o nosso proceder perante o Criador. Ele quer que tenhamos fé, e fé incondicional n’Ele, assim como Seu amor por nós é incondicional.
Que os irmãos desfrutem de uma semana abençoada, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 4º Trimestre de 2017, ano 27 nº 105 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo – Bispo Abner de Cássio Ferreira.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit. 

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite!
    Cadê o vídeo do Ev. Jeferson Vicente?

    ResponderExcluir
  3. Acessem também a vídeo aula com o Pastor Elias Croce
    https://youtu.be/48mk_ES_7X8

    ResponderExcluir
  4. Acessem também a vídeo aula com o Pastor Elias Croce
    https://youtu.be/48mk_ES_7X8

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!