Pessoas que gostam deste blog

Conectar + Lição 07

Revista Conectar+ • 14 de maio de 2017

Lição 7 – Compromisso ou ocasião?

VÍDEO

Versículo do dia
“Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher.” Mc 10.7.

Objetivos da lição
Entender que o namoro cristão exige compromisso e renúncia.
Aprender os princípios bíblicos para o namoro cristão.
Abolir as práticas errôneas concernentes ao namoro.

Para impactar
É dever do jovem lembrar-se de que há padrões de conduta para o namoro cristão. A ordenança das Sagradas Escrituras é clara: “E não vos conformeis com o mundo, nem com o que nele há, pois todo aquele que ama o mundo, o amor do Pai não está n’Ele.” (1Jo 2.15).

Momento de oração
Que em todo tempo sejam alvas as nossas vestes e nunca falte sobre nós a unção do Espírito Santo, que nos habilita para vencermos as investidas do maligno.

Introdução
O propósito desta lição é apontar ao jovem quais são os propósitos de Deus para o namoro cristão, quais são os padrões de conduta que deve manter antes e durante o namoro.

#Pontochave
O nosso Deus exige a nossa fidelidade em todas as áreas da nossa vida, não somente nas finanças ou no trabalho, mas nos relacionamentos também.

1. O namoro cristão
1.1. O namoro de acordo com a Bíblia
Antigamente, tanto no mundo quanto na igreja, havia padrões de conduta a serem obedecidos no namoro. Existia o que hoje é erroneamente denominado ultrapassado, careta e fora de moda. No entanto, ainda que os conceitos de certo e errado tenham mudado, os mandamentos do Mestre permanecem imutáveis, pois Ele é o mesmo, ontem, hoje e eternamente (Hb 13.8). É bem verdade que os costumes variam de uma cultura para outra, entretanto nenhum costume está acima da Palavra de Deus.

1.2. José ou Sansão?
A Bíblia relata que o sacerdote de Midiã, pai de sete filhas, deu Zípora a Moisés, ou seja, foi o pai que assim o fez.
Abraão, pai de Isaque, pediu a um servo que fosse buscar uma noiva para o seu filho Isaque. Saul deu Mical a Davi. Ainda que em alguns casos como de Mical, de Rebeca, onde as mulheres tenham sido consultadas sobre o seu pretendente, é comum nesses exemplos a participação do pai na escolha feita pelos jovens enamorados. E você, tem realizado as suas escolhas com a participação do Pai?
O interessante é observar que não há relato nas escrituras em que o moço frequentava a casa da moça, como hoje, existem namorados que moram na mesma casa. Não há argumentos para essa prática nociva. Devemos nos afastar da presença do mal e de suas investidas.
Ninguém é super crente! A única forma de não pecar é fugir do pecado. José sabia muito bem disso, já Sansão brincou com o pecado e foi enredado pelo mesmo, pagou um preço alto pela escolha que fez. E você, assumirá a posição de José ou Sansão? Tenha coragem, a recompensa será gratificante, vai valer a pena ser fiel ao Senhor.

1.3. Requisitos a serem observados
Antes do namoro é preciso responder a seguinte pergunta: estou pronto para namorar? Esta resposta precede algumas afirmações, tais como: tenho condições emocionais (tenho maturidade), financeiras (posso não ter carro, casa e outros bens, entretanto tenho emprego e perspectivas profissionais quanto ao futuro) e espirituais (tenho um relacionamento de comunhão com Deus, participo ativamente dos órgãos da igreja: canto no coral, toco na orquestra, vou à escola dominical, faço teologia, etc.).
O jovem precisa ocupar-se com as coisas de Deus, para que o mundo não se torne atrativo e ocupe o lugar das coisas espirituais.
Outra pergunta que deve ser feita: qual o propósito do meu namoro? O propósito do namoro dever ser: conhecer a outra pessoa, avaliar se as falhas e defeitos são suportáveis (ninguém é perfeito), e assim entender que o período de namoro não é para simplesmente passar o tempo ou ter uma companhia para ouvir os problemas que temos, mas sim, criar uma cumplicidade que pode se perdurar pela vida toda.

#Pararefletireadorar
“Tentação é o tentador olhando pelo buraco da fechadura para o quarto em que você vive; pecado é o ato de você destrancar a porta e fazer com que seja possível ele entrar.” J. Wilbur Campmam.

2. E depois de ficar, como fica?
2.1. O que Deus pensa sobre ficar
O hábito de ficar não surgiu na igreja e sim no mundo, é importante salientar que o mundo jaz no maligno (1Jo 5.19), portanto os hábitos mundanos são todos contaminados pelo pecado.
Se a dúvida sobre se é correto ou não ficar ocupa lugar em sua mente, procure elucidá-la de acordo com a Palavra de Deus, em Rm 14.23.
O nosso Deus exige a nossa fidelidade em todas as áreas da nossa vida, não somente nas finanças, mas nos relacionamentos também. Um conselho para você, jovem: “Namore e case com alguém que seja fiel a Deus, pois quem é fiel a Deus, será fiel ao cônjuge”. Procure atender a este conselho e certamente acertarás em sua escolha. Dificuldades, divergências de opiniões, são comuns em um relacionamento, contudo quando ambos estão firmados na rocha que é Cristo, tempestades não podem abalar o casal.

3. Buscando a direção de Deus para o namoro
3.1. Como saber se Deus tem se agradado de nossa escolha
O consentimento dos pais é o primeiro sinal de que sua escolha está sendo acertada, pois a maturidade deles nos proporcionará direção.
Outro sinal é perceber se os dois têm os mesmos propósitos espirituais, que seriam:
• Servir a Deus sem reservas.
• Respeitar a individualidade do outro.
• Trabalhar em prol da felicidade do outro.

Subsídio para o educador
Deus trata com seriedade quando o assunto é relacionamento conjugal. A Bíblia diz e, Dt 24.5 que um homem recém-casado não sairia a guerra para fazer feliz a mulher que tomou. Isso quer dizer que Deus abriu mão de um soldado que defenderia a nação israelita para fazer sua esposa feliz, porque Ele tem prazer no relacionamento de duas pessoas que se amam e se casam com o intuito de fazer o outro feliz. Muita gente hoje, escolhe seu companheiro ou companheira em redes sociais, e pode ser que até dê certo, porém o bom mesmo é escolher aos pés do Senhor Jesus (Fl 1.20).

Conclusão
Se buscarmos o bem e não o mal, o Senhor dos Exércitos estará conosco (Am 5.15). Quando priorizamos agradar a Deus, Ele supre cada uma das nossas necessidades. Devemos para isso guardar os Seus mandamentos, tendo um viver alicerçado na Palavra de Deus, buscando a santidade no relacionamento em todo tempo.

#Ficaadica
Na juventude os temas centrais da vida do indivíduo são: o amor, o trabalho e a ética. Embora o adulto jovem não seja mais “onipotente” (acha que sabe tudo e pode tudo) como o adolescente, mas mantém muita vitalidade em suas realizações, é uma idade de inúmeras produções.

Referências Bibliográficas
Editora Betel - Conectar + - Revista da Escola Bíblica Dominical – 2º Trimestre de 2017 – Ano 1 – Nº 1.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, vocês possuem lições no site para pré adolescentes - 9 a 11 anos?

    Precisamos de conteúdo totalmente atualizado às demandas para lidar com as necessidades da igreja ao ensinar jovens nos nossos dias.

    Obrigado! Bom trabalho Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor!
    Muito bom o trabalho de vocês, só gostaria de pontuar uma coisa, poderia melhorar o tamanho da letra e a cor de fundo para ficar mais legível. Utilizo os slides em minhas aulas, porém no data show não fica muito visível para quem está no fim da igreja. Fica aqui meu apoio para que continuem com o trabalho que é uma benção. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. A paz do senhor jesus!
    Louvo a Deus por ter um site que é de tão grande ajuda pra nós servos de Deus que temos o desejo de aprender cada dia mais sobre o senhor,pois tem todas as lições,onde podemos relembrar e aprender sobre as mesmas.

    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO A VIDA DE VOCÊS.

    ResponderExcluir
  5. Deus vos Abençoe!
    Parabéns, pelo belo trabalho.
    Glórias a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Olá a Paz do Senhor, quero parabenizar este site. Tem sido uma benção para a EBD em todo o Brasil. continuem com esse entusiasmo, com certeza a EBD tem sido melhor por essa atitude que ajuda muitos professores Brasil afora. Estou sentindo falta da 1ª lição do 2º trimestre da Betel 2016. Parabéns, que o altíssimo Deus vos abençõe a cada dia!!!
    Pr. Marosam Dias

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor Jesus!
    Irmão Por favor, na lição do 1° trimestre passado, as lições estavam sendo disponibilizadas antes das sextas-feiras. Teríamos mais um pouco de tempo assim, para planejarmos a aula. Muito obrigado! Que DEUS, O TODO PODEROSO, continue abençoando ricamente o teu ministério. E com as orações de todos os irmãos que utilizam esta ferramenta, este site não vai sair do ar! Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. Prezados, quando a aula 10 ficará disponível???

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor Jesus!
    Importantíssimo esse trabalho, glorifico a Deus por disponibilizar-nos uma ferramenta tão rica como são as aulas da EBD, através desse Ministério. Deus continue abençoando os amados irmãos!

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor a todos !

    Quero agradecer a Deus , pela vida dos irmãos elaboradores deste Blog e pelo rico material de estudo da revista da escola dominical , pois tem sido edificante para nossa vida espiritual .

    Deus abençoe !!!!!

    ResponderExcluir
  11. A paz do Senhor a todos !

    Gostaria de saber se vão postar as lições dos Jovens da revista conectar+???

    Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  12. gostaria de suergir para que postem os slides na quinta-feira pois emos ebd na sexa tbm....

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de ter as aulas na quinta nossa EaD esta sendo na sextas estamo com multidão de obra nos domingo

    ResponderExcluir
  14. A Paz do Senhor !!! Também parabenizo este site que nos tem ajudado a melhorar nossa aula a cada dia. Só uma ressalva, precisamos que disponibilizem pelo menos na segunda, pq eu por exemplo que estou começando agora no professorado, estudo a semana toda topico por topico e releeio e faço comentários, preciso de tempo hábil pra fazê-lo. Deus vos abençoe grandemente!!!

    ResponderExcluir

Online