Pessoas que gostam deste blog

Lição 01 - Enfrentando e vencendo as adversidades


Lição 01 – 06 de janeiro de 2019 – Editora BETEL

Enfrentando e vencendo as adversidades

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
Hino 135
Hino 154
Hino 491


VÍDEO

Sobre as adversidades
Neste trimestre, muito adequadamente, nossa revista traz como autor o Pr. Israel Maia voltando a explorar com maestria o tema “Enfermidades da Alma”. Na sua segunda revista a abordar o tema o autor se debruça sobre os variados males e enfermidades que nos afligem nessa época pós-moderna, cheia de pressa e urgência, abarrotada de tecnologia de informação que condiciona, aprisiona, cerceia e oprime o ser humano.
É inegável que, dentro de um contexto tão complexo como este de nossos dias, todos nós, de alguma forma estejamos sujeitos a adquirir algum tipo de trauma, alguma sequela trazida por nossas vivências passadas ou por fatos que nos tenham sobremaneira influenciado.
Diversos transtornos psicológicos estão à porta de nossas consciências, nem sempre bem protegidas pela fé na Palavra de Deus e no agir do Espírito Santo, e isso se converte em verdadeiros infernos pessoais, em depressão, pânico, distúrbios alimentares, de sono, distorções de realidade, manias diversas e tantos outros diagnósticos psicossomáticos de difícil compreensão e identificação até pelos mais bem habilitados profissionais de saúde mental.
O campo de ação do inimigo de nossas almas está bem mais amplo a partir de ferramentas forjadas dentro de uma sociedade descompromissada com os objetivos maiores de nosso Deus Altíssimo, alijada da vontade do Senhor e entregue a suas próprias paixões e desejos mesquinhos.
Para o homem de fé, alicerçado na Palavra do Senhor e bem protegido pela ação do Espírito de Deus em sua vida, esses ataques e essa pressão sofrida são perfeitamente evitáveis, desde que exercida sua vontade própria com força e determinação.
Um dos aspectos interessantes deste quadro psicossocial da atualidade é que, nem sempre os especialistas seculares das doenças mentais conseguem identificar o cerne dos problemas de seus pacientes, e, de outro lado, os líderes eclesiásticos também nem sempre conseguem discernir se o problema enfrentado por alguma ovelha de seu rebanho é de ordem psicológica, psiquiátrica, emocional ou tão somente espiritual.
É uma tênue linha que separa nossa consciência psicológica de nossa consciência espiritual, requisitando de nós todos uma atenção e um discernimento deveras cuidadoso para lidar com esses mais diversos quadros de alteração mental.
Sejamos pois vigilantes, não nos apartando da sabedoria do Senhor, contida em sua Sagrada Palavra, perseverando em oração e súplicas para que não nos deixemos enredar por nenhum desses laços que o inimigo nos prepara diuturnamente, visando nossa perdição.
A psicologia moderna aliada aos mais modernos métodos medicamentosos psiquiátricos podem e, certamente em alguma ocasião, amenizar todos esses quadros de fragilização humana, mas, somente o Senhor Jesus verdadeiramente nos liberta.
Um ano de 2019 cheio de grandes realizações para todos os irmãos e como sempre, uma semana abençoada, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2019, ano 29 nº 110 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – Enfermidades da Alma II – Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos - Pastor Israel Maia.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.


2 comentários:

  1. Muito bom este slides comentando as lições da EBD,pois é um auxilio muito significativo para os professores.

    ResponderExcluir
  2. Estamos disponibilizando semanalmente também os Hinos da Harpa sugeridos pela Revista EBD - Betel, produzidos para nosso canal no Youtube, assim como os vídeos com os comentários de cada lição feitos pela Missionária Arlete Tavares. Em breve, acreditamos que ela vote a publicar também.

    ResponderExcluir

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!