Pessoas que gostam deste blog

Lição 02 - Família: princípios e valores


Lição 02 – 12 de janeiro de 2020 – Editora BETEL

Família: princípios e valores

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
Hino 150

Hino 193

Hino 198

Sobre a família, seus princípios e valores
Uma das características que distingue os judeus de outros povos é o valor que dão à família e aos filhos. Eles aprenderam a importância de ensinar aos filhos amar e servir a Deus, como o Senhor lhes ordenou através de Moisés em Deuteronômio 6.7-9. Sabemos que os filhos são bênçãos do Senhor.  O Salmo 128 e inúmeros textos bíblicos nos mostram um modelo de família onde o temor do Senhor é presente. O lar é um lugar sagrado, onde se constrói o temor a Deus no coração dos filhos.  Os princípios vitais bíblicos são imprescindíveis para que as palavras do Salmo 144.12 possam cumprir-se em nossos lares: “Para que nossos filhos sejam, como plantas, bem desenvolvidos na sua mocidade, para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas como colunas de palácio.”
O lar é um lugar onde se constroem os fundamentos da fé cristã. O lar é um lugar onde se constrói o governo de Deus. Deus é o Cabeça, os pais são autoridade sobre os filhos, para gerar submissão e obediência a Deus. O lar é um lugar onde os princípios bíblicos são plantados no coração dos filhos. A família foi a primeira instituição que Deus criou para estabelecer o Seu governo e os princípios da Sua Palavra. Hoje, infelizmente, esta geração tem sido chamada de geração rebelde. Isso está acontecendo porque as famílias não têm cumprido o seu papel e não têm estabelecido o governo do Senhor em casa.
Vejamos algumas comprovações da palavra de Deus sobre a importância dos princípios vitais bíblicos na família: Em Gênesis 2.24 vemos o plano de Deus para o casamento.  Em Êxodo, Deus institui a Páscoa, onde a família celebra a Deus pela libertação. Vemos também Deus fazendo uma aliança com o homem através dos 10 Mandamentos. Cada mandamento faz referência ao comportamento dentro da família.  Levítico fala da pena de morte para quem prostitui o lar. Números 4.12 fala que o censo do povo era feito pelas unidades das famílias. Deuteronômio 6.1-12 enfatiza a instrução e o ensino que deveriam ser passados para os filhos e a descendência. Josué 24.15 fala do patriarca que levou a família a seguir e a servir a Deus. Juízes relata a rebeldia desenfreada de Sansão com sua família. Rute 1.16-17 fala de uma linda história de amor, de honra à sogra, de um casamento piedoso.  Samuel, Reis e Crônicas falam da influência do lar sobre reis que receberam a Palavra e reis que não temeram a Deus. A maldade de Acabe e sua esposa Jezabel (1 Reis 21.5-16). Samuel mostra sua sensibilidade ao ouvir a voz de Deus que era influência de sua mãe, Ana. Esdras, Neemias e Ester mostram a semente que foi preservada por meio da unidade familiar (Ester 2.20 e 4.14). Jó revela o ataque de Satanás ao lar por intermédio da morte e da pobreza. Salmos fala das promessas de Deus para as famílias. Provérbios e Eclesiastes falam do relacionamento familiar e disciplina para com os filhos. Falam dos ingredientes para que a família seja bem-sucedida.  Os profetas mostram a violação aos princípios dentro das famílias. O Novo Testamento apresenta os ensinos de Jesus sobre a família e as crianças e fala da salvação das famílias. O Evangelho de João 2.1-11 registra o primeiro milagre de Jesus em um casamento. Atos menciona que o lar e a sinagoga eram lugar de adoração. As epístolas de Paulo estão cheias de ensinos relativos às famílias. Timóteo recebeu ensino de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide. Em Efésios 5 e 6, vemos a ordenança do Senhor para os maridos amarem a esposa como Cristo amou a Igreja, as esposas serem submissas ao marido, e os filhos honrarem os pais. Maridos e esposas são admoestados a levar a sério a sua responsabilidade de ensinar a Palavra em todas as oportunidades.
Os princípios que regem sua família são fundamentais, vitais para que ela seja saudável, harmoniosa e feliz. Para que isso aconteça, estes princípios precisam ser bíblicos, estar em sintonia com o que o Criador da família pensa sobre ela. Se sua família não é saudável, não é harmoniosa e muito menos feliz, certamente o será porque houve falhas na aplicação dos princípios bíblicos vitais na sua edificação.
Uma semana abençoada para todos os irmãos na Paz do Senhor Jesus Cristo!
Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2020, ano 30 nº 114 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – A família natural segundo os valores e princípios cristãos – Instituição idealizada por Deus para a perpetuação de relacionamentos harmoniosos e uma Igreja sadia – Bispo Abner Ferreira.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!