Pessoas que gostam deste blog

Lição 13 - Relacionamento do cristão: Deus e família


Lição 13 – 29 de março de 2020 – Editora BETEL

Relacionamentos do cristão: Deus e família

SLIDES VISUALIZAR / BAIXAR

HINOS SUGERIDOS
Hino 244

Hino 254

Hino 293
O Hino 293 está sendo editado e será postado em breve

Sobre os relacionamentos do cristão
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos” Sl 128.1.
Estamos atravessando um momento muito delicado quando se trata dos vários tipos de relacionamentos que envolvem a atenção da família. Isso porque em muitas famílias cada um parece buscar seus próprios interesses pessoais.
O Salmo 128 vem nos trazer direcionamentos de convivência da família abençoada por Deus, nos dando respostas para os relacionamentos familiares saudáveis. O salmista começa falando da Relação com Deus quando diz: v.1 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor…”. A relação com Deus deve ser a primeira área do relacionamento familiar. No livro de Deuteronômio 6.1-3. Moisés começa dizendo ao povo de Israel: Temam o Senhor, nosso Deus, você, os seus filhos e os seus netos …, tudo correrá bem para vocês. Essas instruções continuam pertinentes às famílias contemporâneas.
Esse amor a Deus significa temê-lo acima de todas as coisas, meditar e obedecer ao que a sua palavra ensina. No versículo 5, o Senhor nos adverte que esse amar deve ser de todo o coração, de toda a alma e de todas as forças. Os próprios pais e avós devem amar a Deus dessa forma e dar o exemplo a seus familiares. A família cristã precisa direcionar suas decisões de acordo com a vontade de Deus, através do aprendizado junto à palavra de Deus, e do cultivo de uma vida espiritual de oração.
Outra área citada pelo salmista, versículo 2, é o trabalho. “Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Com a vida agitada que muitos levam em busca de ganhar muito dinheiro, acabam atropelando seu maior patrimônio a própria família. Deixando de participar dos melhores momentos da vida que é a construção de uma família, como não participar do crescimento dos filhos, deixar de usufruir seu cônjuge, apreciar a rotina de um lar, compartilhar momentos de dificuldades, sentir o cheiro da comida feita para a família, e outras ocasiões importantes. Pv 22.4 nos diz: “Quem teme ao Senhor e é humilde consegue riqueza, prestigio e vida longa”.
No versículo 3 temos a relação com a Casa, “no interior de sua casa”. Nos grandes centros urbanos, a casa tem perdido o seu real valor. É nela que descansamos, nos alimentamos, temos nossa privacidade e as pessoas que amamos. No entanto, os familiares visitam suas casas, não tem tempo de estar em casa, e isso atrapalha a convivência e a intimidade.
O versículo 3 parte a, nos diz: “Tua esposa, será como a videira frutífera”. O homem e a mulher estão juntos em submissão. Efésios 5.25 “A mulher amando e respeitando seu marido e o homem amando sua mulher como Cristo amou a igreja”. Se isso acontece de o homem amar sua mulher dessa maneira, com certeza qualquer mulher terá prazer em ser submissa. É preciso que ambos assumam sua função, compreendam suas expectativas mútuas e juntos possam viver uma vida de equilíbrio, sabedoria e satisfação. A felicidade do casal não é dever de apenas um dos cônjuges, e sim de ambos, em cada momento partilhado, seja na alegria ou na dor.
A relação com os filhos, versículo 3b diz: “teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa”. É grande o número de filhos criados sem o pai ou a mãe. Muitos são os filhos criados por terceiros, sem a estrutura e o suporte que somente os pais conseguem dar. Por causa disso muitas crianças recebem uma educação cheia de falhas que irá causar prejuízos enormes na sua formação. Os filhos se sentem amados por seus pais, quando os mesmos mostram o seu papel, cumprem suas obrigações, e lhes transmitem confiança através dos ensinamentos básicos para a vida. Dt. 6.6 nos diz que devemos ensinar nossos filhos em casa, e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem.
Esses são preceitos de Deus transmitidos para a família, para que permaneça unida mesmo diante dos problemas atuais que atravessa a sociedade que vivemos. É preciso encarar a situação familiar com coragem para mudar antes que seja tarde demais. Cuide bem de seu relacionamento familiar, pois ele não acontece sozinho.
Texto de Maria do Socorro G. Pereira para o blog www.admossoro.com.br/
Uma semana abençoada para todos os irmãos na Graça e na Paz do Senhor Jesus Cristo!
Márcio Celso
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2020, ano 30 nº 114 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovens e Adultos – Professor – A família natural segundo os valores e princípios cristãos – Instituição idealizada por Deus para a perpetuação de relacionamentos harmoniosos e uma Igreja sadia – Bispo Abner Ferreira.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista e Corrigida.
Sociedade Bíblica do Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista e Atualizada.
Editora Vida – 2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso Eronildes Fernandes.
Editora Vida – 2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Central Gospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.
Editora Vida – 2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.
Editora Central Gospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia – Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.
Editora CPAD – 2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.
Editora Vida – 2014 – Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional – Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por nos visitar! Volte sempre!